# B O S C H C A R B I D E
A Bosch é líder na Tecnologia de Metal Duro. Nesta página, você verá mais informações sobre:
- O que é metal duro?
- Qual é o conhecimento específico da Bosch em relação a metal duro?
Já faz muitos anos que a Bosch usa componentes de metal duro em acessórios. A empresa até mesmo produz sua própria Tecnologia de Metal Duro desde a década de 80.
O metal duro é um dos metais mais duros e resistentes a desgastes. Suporta estresse físico, impacto, deformação, altas temperaturas, corrosão e alta pressão e é usado para trabalhar com os materiais mais resistentes.
O metal duro pode ser feito de várias formas, de acordo com o acessório ao qual será incorporado após o processo de fabricação.
O metal duro é feito principalmente de:
E pequenas porções de diferentes carbonetos: carboneto de titânio (TiC), carboneto de tântalo (TaC) ou carbeto de nióbio (NbC).
Sim, de acordo com:
As classes de metal duro vão desde uma microestrutura "Nano" até uma microestrutura "Extra-áspera".
+ Qual é a vantagem da Bosch? Diferentes classes garantem várias vantagens com base nas propriedades do material e no requisito da aplicação.
A Bosch produz várias classes de metal duro de acordo com os acessórios e a composição dos materiais de aplicação.
Primeiro, o carboneto de tungstênio é produzido (1). Então, o cobalto e outro metal (Tic, Tac, NbC) são adicionados e misturados (2). A mistura é moída e seca para produzir um pó de material (3).
Esse pó, ou granulação, é colocado em um molde e pressionado (4). Depois, ele é compactado para obter as primeiras partes do metal duro pré-moldado (5).
As partes do metal duro pré-moldadas são colocadas em um forno de sinterização (6) aquecido e cozidas a uma temperatura de até 1600 °C e com pressão de até 2000 bar.
As peças são então moldadas para obter formas geométricas precisas em uma máquina de desbaste (7). Depois de um controle de qualidade final (8), elas estão prontas para serem incorporadas aos acessórios por brasagem ou soldagem, de acordo com a Tecnologia de Metal Duro da Bosch (9).
Resumo dos principais processos
A Tecnologia de Metal Duro certa é necessária para unir as diferentes partes do metal duro aos acessórios. O método de junção pode ser soldagem ou brasagem.
Quais são as Tecnologias de Metal Duro usadas para unir partes de metal duro a acessórios?
Dureza é a capacidade relativa de um material de desgastar, esmerilhar, deformar ou entalhar outro material.
Rigidez é a capacidade de um material de absorver energia e deformar sem se quebrar. Para facilitar o entendimento, pense em um marshmallow sendo levemente apertado entre dois dedos. Ele é comprimido e se estende dentro dos limites elásticos. Mesmo metais como o carboneto de tungstênio se estendem até um certo grau. A proporção varia de acordo com a quantidade de cobalto.
Para aumentar o nível de dureza, diminui-se o conteúdo de cobalto e o tamanho de partícula do carboneto de tungstênio (1).
Para aumentar o nível de rigidez, aumenta-se o conteúdo de cobalto e o tamanho de partícula do carboneto de tungstênio (2).
+ Como obter dureza e rigidez? Em um sistema em que dois parâmetros (dureza e rigidez) precisam ser maximizados, é importante encontrar o equilíbrio certo entre cada um deles.
Dureza: com um ligante de cobalto na faixa de 3–12% em peso e tamanhos de grãos de tungstênio abaixo de 1 μm, as classes Nano, Ultrafino e Microgrão têm a mais alta dureza e forças de compressão combinadas com excepcional resistência ao desgaste e alta confiabilidade contra quebra.
Rigidez: Com um ligante de cobalto na faixa de 10–20% por peso e tamanhos de grãos de tungstênio entre 1 μm e 5 μm, as outras classes têm alta resistência e rigidez, combinadas com ótima resistência ao desgaste.
Teste: A dureza de um metal duro ou mineral pode ser medida com a escala de Rockwell "A" ou Vickers ou a escala de Mohs. O teste tem como base a capacidade de um mineral riscar outro mineral. Os diamantes que estão no topo das escalas são os únicos que podem riscar carboneto. O gráfico abaixo (à direita) mostra um indentador de diamante pontudo (1) exercendo pressão em um bloco de metal duro. A profundidade do recuo deixado (2) determina a dureza. À esquerda, vemos a escala de Mohs.
Durante décadas, a Bosch tem focado a Tecnologia de Metal Duro, resultando em várias vantagens para os produtos. Selecione cada afirmação abaixo para saber mais.
+ A Bosch é a única fabricante de acessórios que produz pós de metal duro e misturas de pó (cobalto, tungstênio, titânio e outros) Ao contrário de outras empresas que compram uma mistura de metal duro pré-fabricada, a Bosch inicia o processo de fabricação do metal duro com as matérias-primas que são misturadas e moídas nos centros de competência da Bosch.