# B O S C H C A R B I D E
A Bosch é uma empresa líder na tecnologia de carboneto - saiba mais nesta página sobre:
- O que é o carboneto?
- Quais são as competências específicas da Bosch no que respeita ao carboneto?
A Bosch utiliza componentes de carboneto em acessórios há muitos anos e até produz a sua própria tecnologia de carboneto desde a década de 1980.
O carboneto é um dos metais mais duros e resistentes ao desgaste. Resiste à tensão física, ao impacto, às altas temperaturas e à corrosão, sendo usado para trabalhos com os materiais mais resistentes,
O carboneto pode assumir várias formas que dependem do acessório ao qual estará ligado após o processo de fabrico.
O carboneto é composto principalmente por:
e pequenas quantidades de diferentes carbonetos: Carboneto de titânio, (TiC), carboneto de tântalo (TaC) ou carboneto de nióbio (NbC).
Sim. Dependem:
das qualidades de carboneto, que variam desde uma microestrutura "Nano" até uma microestrutura "Extra Coarse".
+ Qual é a vantagem da Bosch? Cada uma das qualidades oferece vantagens diferentes em função das propriedades do material e dos requisitos da aplicação.
A Bosch tem a capacidade de produzir várias qualidades de carboneto em função dos acessórios e da composição dos materiais da aplicação.
Em primeiro lugar, é produzido carboneto de tungsténio (1) e são depois adicionados cobalto e outros metais (Tic, Tac, NbC), seguindo-se a sua mistura (2). A mistura é sujeita a um processo de moagem e secagem para produzir um material em pó (3).
Este pó ou granulado é colocado num molde, sendo prensado (4) e depois compactado para obter as peças de carboneto pré-perfiladas (5).
As peças pré-perfiladas de carboneto são cozidas num forno de sinterização (6) aquecido a uma temperatura que pode atingir os 1600 °C, a uma pressão até 2000 bar.
As peças são então maquinadas para obter formas geométricas precisas com o auxílio de um aparelho de desbaste (7). Após um controlo de qualidade final (8), estão prontas a ser unidas a acessórios através de brasagem ou soldagem, dependendo da tecnologia de carboneto da Bosch requerida (9).
Resumo dos principais processos
Para unir as diferentes peças de carboneto aos acessórios, é necessário utilizar a tecnologia de carboneto correta. O método de união pode ser a soldagem ou a brasagem.
Quais são as tecnologias de carboneto usadas para unir as peças de carboneto aos acessórios?
A dureza é a capacidade relativa de um material de desgastar, deformar ou indentar outro material.
A tenacidade é a capacidade de um material de absorver energia e de se deformar sem fraturar. Esta propriedade é facilmente compreendida imaginando uma goma a ser ligeiramente premida entre dois dedos. O material é comprimido e sofre uma extensão dentro dos seus limites de elasticidade. Até os metais como o tungsténio sofrem extensão num certo grau. O rácio varia com a quantidade de cobalto.
O nível de dureza aumenta com a diminuição do teor de cobalto e da granulometria das partículas do carboneto de tungsténio (1).
O nível de tenacidade aumenta com o aumento do teor de cobalto e da granulometria das partículas do carboneto de tungsténio (2).
+ Como obter simultaneamente dureza e tenacidade? Num sistema em que é necessário maximizar dois parâmetros (dureza e tenacidade), é importante encontrar o equilíbrio certo entre cada um deles.
Dureza: com um ligante de cobalto numa gama de 3 a 12% em peso e granulometrias de tungsténio inferiores a 1 μm, as qualidades Nano, Ultrafine e Submicron apresentam as mais elevadas durezas e resistências à compressão, com uma resistência ao desgaste excecionalmente elevada e grande fiabilidade relativamente à quebra.
Tenacidade: com um ligante de cobalto numa gama de 10 a 20% em peso e granulometrias de tungsténio entre 1 e 5 μm, as outras qualidades apresentam elevada dureza e tenacidade, combinadas com uma boa resistência ao desgaste.
Teste: A dureza de um carboneto ou de um mineral pode ser medida com base nas escalas de Rockwell "A", Vickers ou Mohs. O teste baseia-se na capacidade de um mineral riscar outro mineral. Os diamantes, no topo das escalas, são os únicos capazes de riscar o carboneto. O gráfico abaixo à direita representa um indentador de ponta de diamante (1) a ser forçado contra um bloco de carboneto. A profundidade da indentação produzida (2) determina a dureza. À esquerda, a escala de Mohs.
Durante décadas, a tecnologia de carboneto foi um ponto focal da Bosch, o que resultou em diversas vantagens nos seus produtos. Selecione cada um dos argumentos abaixo para saber mais.
+ A Bosch é o único fabricante AC que produz internamente pós de carboneto e misturas de pós (cobalto, tungsténio, titânio e outros). Ao contrário de outras empresas, que compram uma mistura de carbonetos predefinida, a Bosch inicia o processo de fabrico de carboneto com matérias-primas que são misturadas e moídas nos seus centros de competência.